MORTOS E DESAPARECIDOS NA GUERRILHA DO ARAGUAIA * Os Irrendentos

MORTOS E DESAPARECIDOS NA GUERRILHA DO ARAGUAIA

No dia 12 de abril de 1972 ocorreu o primeiro enfrentamento armado da Guerrilha do Araguaia. Essa heróica experiência travada por cerca 69 comunistas, militantes do Partido Comunista do Brasil, e vários camponeses representa, até os dias de hoje, um grande avanço da luta do proletariado pela revolução no Brasil.


A Guerrilha do Araguaia foi um movimento de luta armada, que ocorreu na região do Araguaia, divisa entre os estados de Tocantins e Pará, entre os anos de 1972 e 1975. Este movimento era contrário à ditadura empresarial-militar implantada no Brasil, através de golpe, em 1964.

O movimento começou a se organizar no final da década de 1960. A partir de 1972, começaram os confrontos armados entre os guerrilheiros e as forças armadas brasileiras, principalmente tropas do exército.

A Guerrilha do Araguaia tinha como inspiração os bem sucedidos movimentos revolucionários socialistas que ocorreram em Cuba e na China.

No total, ocorreram três ofensivas militares para acabar com a guerrilha, Operação Papagaio, Operação Sucuri e Operação Marajoara. De acordo com estimativas, cerca de cinco mil militares atuaram nestas operações.

O movimento foi liderado, principalmente, por militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Porém, contou com a participação de estudantes universitários, operários, profissionais liberais e camponeses.

Os objetivos eram a derrubar o governo militar, através de uma revolução socialista, que teria início no campo com o movimento de guerrilha, implantar no Brasil, após a tomada do poder, um governo de caráter socialista.


As tropas militares brasileiras saíram vitoriosas, pois conseguiram reprimir o movimento guerrilheiro em 1975. Como resultado, 59 militantes do PCdoB morreram, além de 19 agricultores que lutaram ao lado da guerrilha. Do lado das tropas militares foram 20 mortos, número estimado. Menos de 20 guerrilheiros sobreviveram, a maioria foi morta em ou assassinada depois de ser presa. Os corpos de muitos combates estão desaparecidos até hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

52 ANOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA * Raul Carrion/RS

GREGÓRIO BEZERRA: ARMAS E CHOCOLATES * Marcelo Mário de Melo/PE

TODA SOLIDARIEDADE ÀS LUTAS DOS POVOS * Organização das Lutas dos Povos - OLP